Pesquisa

Publicidade

12 de fev. de 2005

VW Polo Sedan

O Polo é o menor dos sedãs apresentados aqui. Sua distância entre eixos, parâmetro aceito para classificar o tamanho dos carros, é em média 10 centímetros menor que a dos outros modelos. Mas, no que diz respeito ao posicionamento de preço, pacote de equipamentos, motorização e o superior padrão de acabamento, o Polo se alinha com rivais maiores. Com o motor 2.0 e na versão Comfortline completa, ele traz duplo airbag, ar-condicionado digital, computador de bordo, rádio com CD player, rodas de liga leve aro 15, vidros e travas elétricos, freios ABS, bancos de couro e faróis de neblina, entre outros itens. O preço do Polo Sedan Comfortline básico é de 52086 reais, mas chega aos 62000 reais, com todos os equipamentos opcionais. O único recurso disponível nos concorrentes, com exceção do Santana, que o Polo Sedan não tem é o câmbio automático. Uma pena. Em compensação, o câmbio manual de cinco marchas é daqueles que fazem o motorista que aprecia o ofício pensar duas vezes antes de optar pela lei do menor esforço. O câmbio do Polo aumenta o prazer ao dirigir. Seus engates são curtos e rápidos e as marchas bem escalonadas contribuem para que o motor tenha um enchimento vigoroso. O motor responde à altura com o torque bem distribuído nas médias rotações. A suspensão e a direção são firmes e justas. Poderiam até ser classificadas de esportivas nesse universo. A posição de dirigir merece aplausos em pé. Quem defende a posição mais elevada das minivans aponta o conforto, a facilidade de acesso ao volante e a visibilidade como virtudes. Mas, para quem gosta de dirigir, sentar mais próximo do piso do carro (e do centro de gravidade) é o que há de bom. No Polo, essa agradável sensação é reforçada pela localização da alavanca do câmbio, do volante e dos pedais. Maior espaço interno seria bem-vindo. Principalmente para os ocupantes do banco traseiro. A abertura das portas de trás facilita o acesso à cabine e a altura do assento é adequada. Mas o encosto fica em posição vertical, o que deve cansar as pessoas em deslocamentos mais longos. O porta-malas de 432 litros é semelhante ao do Marea, que tem 430 litros, e ao do Santana, com 413. Assim como o Corolla, o Polo também tem um modelo equipado com motor 1.6 (Total Flex), que custa 43125 reais, na versão básica. Os bancos de couro são opcionais. O espaço é reduzido para quem viaja no banco de trás. A capacidade do porta-malas é de 432 litros.

Nenhum comentário: