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12 de fev. de 2005

Toyota Corolla

Sucesso de público, o Toyota Corolla fechou 2004 com 37345 unidades vendidas, enquanto o Civic, seu principal concorrente e segundo colocado no ranking dos emplacamentos, ficou com 20728 unidades. O modelo atual chegou ao mercado em meados de 2002, em substituição ao que era fabricado aqui desde 1998. Em relação à geração anterior, que tinha um desempenho tímido no mercado, o carro ganhou design atual, porte e espaço interno, além de um conjunto mecânico moderno. A geração atual é a nona na longeva carreira do carro, que surgiu em 1966. Nesta safra, só faltou o acelerador eletrônico tipo drive-by-wire. Entretando, o motor 1.8 16V com comando de válvulas variável VVTi dá conta do recado, tanto no desempenho quanto na economia e no controle da poluição. Durante as provas, ele andou junto com os concorrentes, saindo-se melhor nas provas de retomada. De 40 a 80 km/h, em Drive, fez o tempo de 5,0 segundos. No consumo, ele foi o campeão, com as médias de 11 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Com uma performance dessas, a Toyota poderia até dispensar o desenvolvimento do motor bicombustível, algo inédito para a montadora. Por questões de mercado, contudo, a marca não quer ficar de fora e já está pesquisando essa nova versão de motor. As virtudes do Corolla vão além do visual e do motor. Sua suspensão é bem acertada e a direção, precisa. Na maioria das situações, o Corolla é um carro de reações equilibradas e previsíveis, característica que proporciona prazer e também transmite segurança para quem gosta de dirigir de forma mais esportiva. A versão mostrada aqui é a intermediária XEi, que é a mais vendida e a única disponível na Fielder, versão perua do Corolla. Essa versão tem acabamento correto e é bem equipada, mas sem luxo. Seus bancos são de tecido e não há apliques de madeira ou de alumínio no painel. Diferentemente do Mégane, ele dispõe de vários porta-trecos. Entre os itens de série, conta com duplo airbag, freios com ABS e EDB, ar-condicionado e rádio com CD player (o modelo Panasonic é bem simples). Quem quiser gastar um pouco mais para ter bancos de couro, ar-condicionado digital, disqueteira e sensor de chuva, entre outros recursos, deve optar pela versão SE-G, sempre automática. E para os que visam uma boa relação custo/benefício, antes de qualquer coisa, convém não esquecer a versão básica XLi. Seu acabamento é espartano e o motor 1.6, de 110 cavalos, tem comando convencional, mas o preço é atraente. O Corolla XLi mecânico sai por 48612 reais, enquanto o SE-G automático custa 74289 reais. A versão XEi automática, mostrada aqui, fica nos 61984 reais. Na versão XEi o acabamento não é luxuoso. Bancos de couro, só na versão SE-G. No porta-malas cabem 437 litros de bagagem.

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