Pesquisa

Publicidade

12 de fev. de 2005

Fiat Marea

Lançado no Brasil em 1998, o Marea passou por uma reestilização em 2001, ano em que seu irmão de além-mar vestiu o pijama na Itália. A matriz da Fiat deixou nas mãos da filial brasileira o destino do carro entre nós. A Fiat então redesenhou a traseira do Marea nacional, que segundo pesquisas era considerada pelos consumidores seu ponto fraco. Nessa operação as lanternas originais foram substituídas pelas lentes do Lancia Lybra, modelo que dividia a plataforma com o Marea, na Itália, e a tampa do porta-malas foi redesenhada. Assim como o Vectra, portanto, o Marea é um modelo descontinuado na Europa e que, apesar de suas qualidades, não é páreo para os lançamentos recentes do mercado. Nos 12 meses de 2004, foram vendidas 693 unidades do Marea. A principal virtude do Marea é o seu espírito esportivo. Dos sedãs avaliados nesta reportagem, ele é o que mais convida o motorista a acelerar. Sua suspensão confortável, sem no entanto deixar de ser firme, impede que a carroceria oscile demais nas curvas. O banco do motorista apóia bem o corpo nas movimentações do volante e a posição de dirigir permite o acesso a todos os comandos e boa visibilidade. Mas a alma do Marea está no motor 2.4 20V da versão HLX. Ele é o dono da maior potência entre seus pares. Tem 160 cavalos que nem o câmbio automático consegue inibir. A caixa de quatro marchas do Marea é rápida e conta com um programa Sport que eleva o regime das trocas em cerca de 1000 rpm, em relação ao modo normal. No Campo de Provas, o Marea foi o mais rápido, conseguindo um empate técnico, nos testes de aceleração e retomada, com o Renault Mégane. Este, apesar de ter um motor menor, de 138 cavalos, é mais leve. O Marea tem 1335 quilos e o Megane pesa 1220 quilos. Como versão mais cara da linha, o HLX é recheado de equipamentos, embora o Vectra Elite ofereça ainda mais. Entre os itens de série, o Marea oferece duplo airbag, ar-condicionado, sistema de som com rádio e CD player e rodas de liga leve, além dos sistemas tradicionais da Fiat, como o Fiat Code (código eletrônico que identifica a chave do carro) e o Follow-Me Home (temporizador para o desligamento das luzes do carro). ABS e side-bags são opcionais. Apesar da idade, o Marea trata bem seus ocupantes e exibe um condicionamento físico que outros mais jovens não têm. Completo, mas nem tanto: side-bags e ABS são opcionais. O porta-malas de 430 litros é espaçoso, mas menor que o de alguns de seus concorrentes.

Nenhum comentário: