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12 de fev. de 2005

Ford Focus Sedan

O Focus acabou de ganhar (em janeiro) uma segunda geração na Europa, por enquanto só na versão hatchback. Nos Estados Unidos ele não mudou. Portanto, pode-se dizer que o modelo brasileiro ainda está em sintonia com o de outros mercados, descontadas apenas as diferenças locais, próprias de cada região. O Focus sempre contou com a aprovação do pessoal aqui da redação (minha inclusive). Por questão de estilo, alguns preferem a carroceria hatchback, enquanto outros acham o sedã mais bonito, mas não há quem não goste declaradamente dele. O Focus cativa principalmente por sua suspensão bem acertada – McPherson, na dianteira, e multilink, na traseira –, sua direção precisa e o conforto a bordo. No dia-a-dia é um carro gostoso de dirigir e que transmite segurança. O painel, que um dia já foi um manifesto de ousadia, hoje parece excessivamente recortado. Mas ele nunca poderá ser condenado por falta de originalidade. Não chega a ser rara a prática de as fábricas substituírem materiais e componentes para a redução de custos, ao longo da vida dos carros no mercado. Mas isso não aconteceu ao Focus, que mantém as características da época do lançamento, com acabamento de boa qualidade e peças que se encaixam perfeitamente. O revestimento desta versão Ghia é uma exceção à regra. O couro sintético não tem a mesma qualidade do material que reveste os bancos de concorrentes como o Vectra ou o Mégane. Ele é menos espesso e suas costuras são simples. Em compensação, o banco traseiro tem uma virtude. O assento fica em posição ligeiramente elevada, em relação à fileira da frente, o que proporciona maior campo de visão e conforto para as pernas de quem se instala na retaguarda. A versão Ghia com câmbio automático e completa de equipamentos tem preço sugerido de 67550 reais. Já vem com duplo airbag, freios ABS, rodas de alumínio, CD player e ar-condicionado. O volante é multifuncional e tem um controle satélite para o sistema de som. Esse recurso, que também está presente no Mégane, é muito útil para quem gosta de ficar mudando de estações, quando está no trânsito. Nas medições feitas em pista, o Focus se manteve na linha de frente, quando os números se referem às acelerações e retomadas. Fez de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e de 40 a 80 km/h, em 5,2. Nas frenagens ele também se saiu bem. Vindo a 80 km/h precisou de 29,3 metros até parar. Mas nas medições de consumo ele ficou devendo desempenho melhor, com as médias de 7,5 km/l, nas simulações de consumo urbano e de 12,2 km/l nas de consumo rodoviário. Os bancos são de couro sintético. O porta-malas de 477 litros é um dos maiores da categoria.

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