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6 de nov. de 2004

FERRARI F430

Os chamados “modelos de entrada”, carros mais baratos das montadoras, geralmente têm que se contentar com recursos (ou a falta deles) que o seu preço permite. Mas depois de conhecer a Ferrari F430, podemos dizer que lá na fábrica italiana a lógica não funciona bem dessa forma. A sucessora da F360 Modena, que deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2005 equipada com motor V8 – com angulação dos cilindros de 90º, 4,3 litros e 490 cavalos –, contará com recursos que nem mesmo a Enzo, o modelo mais caro da marca, possui. O primeiro é o diferencial eletrônico E-diff, o outro, um recurso que vêm diretamente das pistas da Fórmula 1, o chamado manettino. Trata-se de uma chave seletora que permite alterar a regulagem dos controles de estabilidade e tração, diferencial, amortecedores e programação do câmbio. Mais ou menos como Schumacher e Barrichello fazem nas pistas. O câmbio também é novo e também herda a tecnologia que deu o heptacampeonato ao alemão. Segundo a Ferrari, as trocas – executadas através das borboletas atrás do volante – acontecem em até 150 milésimos de segundo. Apesar de ter ficado 60 quilos mais pesada que a 360 Modena, o modelo tem um desempenho melhor que a antecessora. Em termos de velocidade máxima, a F430 chega, segundo dados da fábrica, a 313 km/h (10 km a mais), enquanto cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 4 segundos (3 décimos de segundo mais rápida).

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